terça-feira, janeiro 20

"Separar para Reciclar"

A turma do 7ºA já iniciou a sua campanha "Separar para Reciclar". Esta conta com a coordenação da professora Ana Almeida na disciplina de Formação Cívica.
Os alunos a partir de agora poderão reciclar todos os seus resíduos, colocando-os nos respectivos ecopontos distribuidos pelas várias salas de aula, assim como na Sala do Aluno, no átrio e no Centro de Recursos Educativos.
Foram também produzidos cartazes e um memorando com todas as indicações necessárias para a separação do lixo. Houve também as Olímpiadas do Ambiente onde vários alunos participaram tendo alguns bons resultados.

O que deitar nos ecopontos?

In "Nosso amiguinho" Número Inicial

Papel

O papel é separado, atado em fardos e vai, num tapete rolante para um grande tanque de água quente. Aí é transformado numa pasta grossa. Depois a água é drenada e adicionam-se vários produtos químicos e corantes. Assim a pasta segue para a máquina de fazer papel.

Metal

As latas de alumínio e aço são esmagadas e postas numa máquina de triturar que também a corta em pedacinhos. Com a ajuda de um íman separa-se o aço do alumínio, pois o processo de reciclagem é diferente. Daí resultam rolos de alumínio fininho e folhas finas como papel a partir do qual se fazem novas latas.

Plásticos

Os plásticos são feitos de petróleo – energia não renovável. Os objectos, garrafas sobretudo, são comprimidos em fardos. Depois são separados conforme o tipo de plásticos. São cortados em pedacinhos, lavados, secos e depois soprados para dentro de sacos. E estão prontos para serem usados em novos produtos.


Vidros

O vidro é a única matéria que pode ser inteiramente reciclada. Esta operação ajuda a não haver vidros espalhados, a não gastar a areia dos rios e ainda tem a vantagem de consumir menos energia do que a fabricação do vidro original. O vidro é partido, pesado e misturado com areia, calcário e carbonato de sódio. Depois esta mistura é lançada numa fornalha muito quente que a transforma num líquido grosso. Daqui segue para as máquinas de formar o vidro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de todo este projecto ter sido bem pensado acho que nem por parte dos alunos ou dos funcionários esta a ser bem aceite...
Acho que devemos pensar em outra estratégia para que todos participassem CORRECTAMENTE!